Crenças

“O que é invisível é mais poderoso do que o que vemos. Entender requer ver abaixo da superfície. ” - Joel Glanzberg
Quando falamos sobre a mente humana, sabemos que poucas coisas ficam expostas na superfície e que o autoconhecimento está relacionado a mergulhar em nós mesmos e acessar o que está submerso. É nas profundezas que estão nossas crenças, essas representações de ideias que temos da realidade que acabam influenciando suas emoções.
Podemos entender esse funcionamento da mente com a metáfora do Iceberg.
A parte do iceberg que visualizamos fora da água representa o nosso consciente, é a nossa parte lógica e racional. Tudo o que temos na parte exposta está em nosso domínio, são as situações que já conhecemos, que estão seguras em nós e por isso preferimos utilizá-las quase o tempo todo nas tomadas de decisões.
Assim como nossa mente, essa parte exposta e acessível é bem menor que a submersa e, por isso, muitas vezes não entendemos comportamentos vindos dessas crenças que não enxergamos.
Crenças podem nos ajudar a prosperar, agir de forma otimista, que nos impulsionem para encontrarmos soluções e construirmos caminhos de sucesso. Porém, ao mesmo tempo que podem ser positivas, existem crenças negativas que limitam e podem impedir que alcancemos nossos objetivos.
O Processo de Coaching trabalha muito com a ressignificação das crenças para que possamos superá-las, viver com liberdade e trilhar caminhos de sucesso.
Artigos sobre Crenças